Manual Prático para um local de trabalho mais limpo, saudável e duradouro

Manual Prático para um local de trabalho mais limpo, saudável e duradouro

Locais de trabalho limpos dão origem a equipas mais motivadas e organizadas, mas principalmente protegem de doenças, muitas delas infecciosas.

Se por um lado nas nossas casas, a limpeza é levada muito a sério, nos locais de trabalho esta vê-se renegada para segundo plano. A relação entre saúde e limpeza nem sempre fica muito clara quando se trata de ambientes de escritório, e a importância da higiene e da limpeza em prol da saúde acabam ignoradas ou, pelo menos, desprezadas nas atividades do dia a dia. É facto que os micro-organismos estão presentes em todos os lugares, alguns deles desempenhando funções importantes até mesmo dentro do corpo humano, como é o caso das bactérias que formam a flora intestinal. Mas são também a principal fonte de doenças infecciosas. Habitualmente chamados de germes ou micróbios, os micro-organismos proliferam-se no pó acumulado, na humidade e em ambientes onde a limpeza é precária. Cuidados como a esterilização de produtos manuseados por muitas pessoas e a limpeza e manutenção periódicas de ambientes, além da higiene corporal, são fundamentais no processo de prevenção de doenças.

Mas a limpeza é tão importante que não serve apenas para manter uma boa saúde ambiente, serve também para manter o local de trabalho confortável e prolongar a vida dos equipamentos que todos usamos no dia a dia. A  limpeza dos equipamentos de escritório é assim fundamental para que estes continuem a funcionar devidamente, aumentando o seu tempo útil de vida. Mas devido às suas especificidades muito próprias, tornam-se artigos sensíveis que exigem uma limpeza muito acautelada. Apresentamos umas dicas sobre como limpar o seu equipamento de escritório de forma fácil, segura e eficaz, aumentando inclusive a sua performance.

1)   Limpeza de Computadores – Sempre que não esteja a utilizar o computador, mantenha o monitor e o teclado tapados. Durante a utilização, tenha cuidado com os possíveis derrames de bebidas e com a cinza dos cigarros. Limpe o ecrã regularmente com um pano sem pelo ou um pano antiestático. Para aumentar a duração da limpeza, utilize uma pequena quantidade de spray antiestático. Limpe o pó do exterior do aparelho e retire quaisquer marcas com um pano húmido ou com álcool desnaturado. De vez em quando, aplique um aerossol de limpeza ou polimento. Limpe o teclado com álcool etílico aplicado numa cotonete, tendo sempre o cuidado de não esfregar demasiado as letras impressas no teclado. Atenção: Antes da limpeza desligue sempre os equipamentos!

2)   Limpeza de Fotocopiadoras – Limpe regularmente a superfície de vidro com um pano sem pelo, humedecido em líquido de limpeza antiestático. Se derramar líquido corretor, deixe secar e, com as unhas e uma faca  sem bico, retire a maior quantidade possível. Se, mesmo assim, a mancha persistir, pode ser necessário lavar o objeto ou recorrer a um profissional. Nunca raspe a superfície das máquinas de fotocopiar para retirar manchas de líquido corretor: Remova-as com álcool desnaturado. Atenção: O álcool desnaturado é nociso e inflamável. Use luvas e afaste-se de fontes de ignição.

3)   Limpeza de Impressoras – Quanto mais uso tiver este aparelho, menos pó e impurezas se acumularão. De qualquer forma, limpe regularmente o exterior, utilizando um pano do pó ou um pano antiestático. Não limpe o interior, o que, de resto, não será necessário se mantiver o aparelho tapado.

4)   Limpeza de Telefones e Telemóveis – Limpe a zona auricular e o bucal do telefone com uma pequena quantidade de líquido anti sético aplicado num algodão. Pode usar, em alternativa, álcool etílico embebido numa cotonete. Existem panos próprios para a limpeza de telefones, impregnados com uma solução antibacteriana. Utilize-os diariamente para reduzir os riscos de infeção da boca e ouvidos. Os telemóveis, à semelhança dos restantes telefones, devem ser limpos frequentemente para evitar a propagação de germes.

Limpeza de Aparelhos de Fax – Limpe o pó com uma pequena escova sintética felpuda. Para atrair o pó com mais eficácia, esfregue-a com as mãos, de forma a criar eletricidade estática. Use álcool etílico, aplicado numa cotonete, para limpar quaisquer manchas e para manter o teclado limpo.