Manual Prático para passar da Teoria dos Fatores Higiénicos à prática e conseguir um ambiente de trabalho mais motivador

Muito se fala hoje em dia da importância da motivação para uma equipa mais feliz que trabalhe de forma mais fluída e harmoniosa. O objetivo é claramente produzir mais e melhor, potenciando os negócios, de forma a agradar a todas as partes envolvidas – quadros superiores e colaboradores. Trabalhadores felizes produzem mais, sem dúvida. Motivar, estimular, criar condições para que as pessoas não apenas produzam mais, mas, sobretudo, se sintam parte integrante do sucesso da empresa, são grandes desafios para as empresas que pretendem singrar a longo prazo.

Geralmente quando se fala em motivação empresarial, aborda-se a vertente do feedback e da perspetiva de progresso, mas existem ainda outras perspetivas muito interessantes que fazem com que toda a equipa, clientes e parceiros que visitem as instalações da empresa se sintam “tocados” pelo ambiente. A Google por exemplo é um exemplo de topo em todos os aspetos motivacionais – e não só, o que a transforma numa das empresas mais cobiçadas para se trabalhar.

E a limpeza tem um enorme contributo nesta área enquanto fator higiénico, de acordo com a Teoria de Herzberg. Esta teoria afirma que são considerados fatores higiénicos, os fatores que rodeiam os trabalhadores, como por exemplo as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão, o clima de relações entre a direção e os empregados, os regulamentos internos, as oportunidades existentes, entre outros.

Os fatores higiénicos são os fatores ambientais e tradicionais que as organizações utilizam para obter a motivação das suas equipas de trabalho e a denominação higiene vem do seu significado preventivo, e destina-se a evitar fontes de insatisfação.

Assim, a ShowBrilha deixa-lhe algumas dicas para passar da Teoria dos Fatores Higiénicos à prática e conseguir um ambiente de trabalho mais motivador para toda a equipa:

1 – Crie um ambiente agradável
Permita que as pessoas caminhem, conversem, interajam, levem objetos pessoais para seus postos de trabalho e, sempre que possível, que ouçam música. Lembre-se que um ambiente agradável não é, necessariamente, aquele que é criado pelos quadros superiores, mas, sobretudo, aquele que é partilhado entre todos. Assim, crie espaços de convívio com livros e jogos para que as pausas não sejam apenas para café. Se tiver um espaço de pequenas dimensões, não desespere, apenas tem de se organizar melhor e deitar fora. Mantenha sempre o espaço limpo para uma boa higienização, nomeadamente dos equipamentos e utensílios de trabalho, e arejado para combater ácaros. A decoração também ajuda a criar um ambiente mais acolhedor, use a sua imaginação ou peça-nos uma ajuda!

2 – Cuide dos fatores físicos
O arranjo físico, como o acesso fácil às ferramentas necessárias, a limpeza e a higiene no ambiente de trabalho mostram atenção e valorização dos profissionais. Também vale ter cuidado com os tipos de móveis, cores e estilo de decoração, que são importantes estímulos visuais.

3 – Estimule a reciclagem pessoal e ambiental
A equipa deve ser incentivada a reciclar-se e a incorporar novas competências, ampliando os seus horizontes e a visão do que realiza no quotidiano. Crie esse estímulo, mostre as novas realidades do seu negócio, da sua área, de forma a que os seus colaboradores percebam a necessidade de acompanhar esse desenvolvimento. Mas não se esqueça de incentivar a reciclagem ambiental, pessoas cívicas são trabalhadores responsáveis e a empresa pode inclusive aliar-se a um projeto de preservação ambiental, beneficiando destas ações perante o mercado e os seus diversos públicos. Há reais vantagens na implementação da responsabilidade social e ambiental no planeamento estratégico das empresas.

Outras ideias interessantes que pode incluir no seu Manual Prático:

Forneça feedbacks
Muitas vezes os problemas de desmotivação originam-se depois do funcionário não ter sido elogiado pela execução de algo especial com o qual toda a equipa beneficiou. Isto desmotiva. Não deixe que aconteça no seio da sua empresa. Lembre-se, mais vale tarde do que nunca, mesmo para elogiar. A resposta do colaborador será efusiva com um aumento da vontade de se mostrar. Quem não gosta de ser elogiado?

Perspectiva de progresso
Quando não é possível aumentar os salários, dê aos colaboradores uma perspetiva de melhora, como uma orientação de plano de carreira através de formações ou possibilidades de promoção. Dialogue sobre estes temas, demonstre que está sensível a essas questões. Agora será a sua equipa a dar-lhe feedback, e este não poderá ser melhor.

Permita intervalos, aliás incentive-os
Com um descanso faseado, todos vão render mais e ficar motivados. Uma pausa para um café, uma leitura ou simplesmente para um pouco de exercício. Permita e incentive, conscientemente claro, quem merece, mostrando o quão importante é descansar de vez em quando: bom para a saúde e para o nível de raciocínio, porque a saúde dos seus colaboradores é deveras importante.

Instale um painel de fotos
Tire fotos suas e de todos os colaboradores – em situações do quotidiano ou em festas – e coloque-as na parede. Verá a diferença no ânimo de toda a equipa. E lembre-se de se incluir nas fotos, uma equipa é formada por todos.

Crie um “momento mágico”
Uma vez por semana, desenvolva uma determinada atividade com a sua equipa. Isto será um ótimo team building. Pode ser leitura de contos, anedotas, incentive uma storytailor (ajuda bastante na organização de ideias e na criação de impacto junto dos seus clientes), faça uma sessão de meditação, ou aproveite características do seu espaço ou zona envolvente para criar outros desafios divertidos. Quebre a rotina, interaja com a sua equipa e faça-a interagir mais entre si. O objetivo é a diversão e a visão é a motivação para o trabalho.

Crie espaço para desenvolver talentos
Sempre que possível identifique colaboradores que gostariam de apresentar algum trabalho ou performance especial para a equipa. Pode ser ou não relacionado com o trabalho. Por exemplo, se alguém gosta de cantar, crie esse momento na empresa, convide o colaborador e faça uma festa surpresa para a equipa. Tudo isto potenciará novos talentos, que poderão inclusive ser muito benéficos para o seu negocio. Um por todos, todos por um.